Tremor de magnitude 3,1 atinge a região de Marília e assusta moradores

Siga o Paulista também nas redes sociais!

Um tremor de magnitude 3,1 na escala Richter foi registrado na região de Marília na noite desta quinta-feira (21), de acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O fenômeno, classificado como um “sismo raso” — quando ocorre entre 0 e 10 km abaixo da superfície —, teve seu epicentro identificado na cidade de Echaporã, por volta das 22h50.

Apesar do horário oficial registrado pelos equipamentos da USP, moradores relataram ter sentido o tremor já por volta das 19h. Segundo especialistas, é comum que um evento sísmico venha acompanhado de outros abalos menores, que podem ou não ser detectados pelos sismógrafos.

Foto: Centro Sismologia da USP/reprodução

Tremores de terra são comuns?

A escala Richter mede a intensidade dos tremores. De acordo com a Michigan Tech University, um sismo de magnitude entre 2,5 e 5,4, como o ocorrido na região, pode ser sentido, mas geralmente causa apenas pequenos danos.

Para efeito de comparação, o maior terremoto já registrado ocorreu no Chile, em 1960, com magnitude de 9,5. Tremores acima de 7,0 já são considerados destrutivos, podendo causar colapsos de edifícios em áreas habitadas.

Até o momento, não há relatos de danos estruturais ou vítimas em decorrência do tremor em Echaporã ou na região de Marília.

Publicidade

Mais
notícias