Marília, 15 de julho de 2025 – Com o objetivo de orientar a população, o Procon de Marília, a 435 quilômetros de São Paulo, realizou ação no Terminal Urbano nesta terça-feira, dia 15, mesma data em que entrou em vigor a Lei Municipal nº 9.046/2023, que proíbe os estabelecimentos comerciais de distribuírem aos clientes sacolas plásticas e sacos de lixo comuns, que deverão ser substituídos por sacolas e sacos de lixo ecológicos, ou seja, feitos com material reciclável/reutilizáveis ou retornáveis.
Local de grande circulação, o Terminal Urbano, localizado no centro da cidade, foi escolhido para a ação de orientação nesse primeiro dia de vigor da lei. Ao mesmo tempo, o Procon Marília também distribuiu sacolas retornáveis para as pessoas, reforçando a necessidade de conscientização da população sobre esse novo comportamento.
Ao longo das últimas semanas, a Prefeitura de Marília tem intensificado a campanha educativa na mídia local com o objetivo de alcançar o maior número possível de moradores, evitando a surpresa na hora das compras.
Nos supermercados, por exemplo, há cartazes nos caixas avisando sobre a mudança, bem como há avisos sonoros com a informação de que os clientes deverão utilizar sacolas e sacos ecológicos no momento das compras a partir de agora.
Neste primeiro momento, não será aplicada nenhuma penalidade aos estabelecimentos comerciais. Haverá um período de transição, que vai durar três meses. Já estão ocorrendo as orientações, com trabalho de educação antes do início de aplicação das penalidades de competência da fiscalização.
A ação do Procon desta terça-feira (15) no Terminal faz parte desse trabalho de orientação educativa desenvolvido pelo município. A fiscalização do cumprimento da legislação caberá à Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos. As informações são da Prefeitura Municipal de Marília.





