Prefeito Diogo Ceschim participa da inauguração do Centro de Diagnóstico de Cardiologia e reafirma compromisso com a saúde

Siga o Paulista também nas redes sociais!

A Santa Casa de Pompeia viveu, nesta segunda-feira (11/08), um momento histórico com a inauguração do Centro de Diagnóstico de Cardiologia, estrutura moderna que vai atender pacientes de Pompeia e de outros 19 municípios da região, também pelo Sistema Único de Saúde (SUS), evitando deslocamentos para cidades maiores.

A cerimônia contou com a presença da deputada estadual e secretária estadual da Mulher, Valéria Bolsonaro, do ex-deputado estadual Reinaldo Alguz; do prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim; do prefeito de Quintana, Fernando Itapuã; vereadores; lideranças regionais; representantes de empresas parceiras; profissionais da saúde e membros da comunidade.

O presidente do Conselho de Administração da Santa Casa, Lelio Afonso Costa, destacou que a inauguração é fruto da união de esforços e da dedicação voluntária da diretoria da Santa Casa, agradecendo de forma especial ao prefeito Diogo Ceschim pelo “olhar sensível e estratégico” de integrar o hospital ao sistema municipal de saúde. Ele também reconheceu o trabalho dos vereadores na intermediação de recursos e ressaltou o apoio contínuo do Grupo Brudden, representado por Takashi Nishimura, e do Grupo Jacto, na pessoa de Franklim Shunjiro Nishimura, “em uma parceria muito além do institucional, com compromisso verdadeiro com a vida e o bem-estar da população”.

O prefeito Diogo Ceschim classificou a entrega como um marco para a cidade. “É um momento histórico. Que presente Pompeia ganha hoje. Logo em janeiro assumimos o compromisso de aumentar nossa participação no custeio da Santa Casa. Hoje a prefeitura repassa R$ 300 mil por mês, quase R$ 3 milhões ao ano. Diante da situação da saúde pública no Brasil, aumentamos a participação porque acreditamos e confiamos na equipe gestora e nos funcionários”, afirmou.

A deputada estadual Valéria Bolsonaro ressaltou sua ligação com Pompeia e lembrou das emendas destinadas à Santa Casa. “Fui acolhida por esta cidade e pelo senhor Takashi Nishimura. Temos uma parceria de longa data e já destinamos diversos recursos e vamos em busca para aquisição de um aparelho de laparoscopia e de um arco cirúrgico, previsto para o próximo ano”, disse.

Representando o DRS de Marília, que abrange 62 municípios, a diretora Célia Maria Marafiotti Neto destacou que a unidade em Pompeia vai oferecer importantes procedimentos pelo SUS à região e parabenizou o trabalho conjunto. O provedor da Santa Casa, Edson Basílio, relembrou os desafios enfrentados durante a pandemia e agradeceu o apoio de parlamentares e parceiros. “Aprendemos a ser fortes. Seguiremos sonhando com uma Santa Casa mais moderna, acolhedora e sustentável. Juntos, podemos transformar esses sonhos em realidade”, afirmou.

A cardiologista Dra. Patrícia Arantes Rosa e o médico Dr. Sérgio Moro lembraram que o projeto nasceu em reuniões desde 2021 com a diretoria e o então provedor Alair Mendes Fragoso. “Acreditamos que Pompeia poderia ter um Centro de Cardiologia. Cuidar do coração é cuidar da vida”, disse Patrícia. Já Sérgio Moro destacou: “Antes, muitos pacientes precisavam ir a Marília para exames complementares. Agora temos esse atendimento aqui, melhorando a qualidade de vida da população”.

O presidente da Unimed Marília, Dr. Cleber Baldelin, destacou que “investir em prevenção e manter a união é essencial para concretizar sonhos”.

O ex-deputado Reinaldo Alguz relembrou a situação delicada que a Santa Casa enfrentava anos atrás e se disse honrado por contribuir para sua evolução.

Com 84 anos de história, completados em 2025, a Santa Casa de Pompeia reafirma seu compromisso com dignidade, modernidade e atendimento humanizado, consolidando-se como pilar da saúde na região.

Publicidade

Mais
notícias