Pompeia, 18 de julho de 2025 – Com o objetivo de aprimorar a qualidade da educação pública, a Secretaria Municipal de Educação de Pompeia realizou uma visita técnica a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. O foco da viagem foi conhecer aprofundadamente a filosofia educacional Profound Learning, desenvolvida pelo canadense Tom Rudmik e já implementada com êxito na rede municipal daquela cidade. Pompeia fica a 480 quilômetros de São Paulo, capital.
A comitiva de Pompeia foi composta pelas profissionais Claudine da Rocha Pinheiro Bezerra, Márcia Regina das Neves Ferreira Vinholo, Raquel Pereira Relvas, Luciana Cássia Capel e Rosana Hilsdorf. Elas foram acompanhadas por Ivan Lyo Shiozawa, representante da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, que já aplica a filosofia Profound Learning no Colégio Shunji Nishimura, em Pompeia. Durante a visita, o grupo teve a oportunidade de conversar diretamente com professores, estudantes, servidores e a equipe técnica da Secretaria de Educação de Maracaju, obtendo informações sobre os desafios, estratégias e resultados da adoção do novo modelo de ensino.
A secretária de Educação, Claudine Pinheiro, destacou a importância da experiência. “Essa troca foi extremamente enriquecedora. A partir do que vimos e ouvimos, podemos avaliar de forma responsável a possibilidade de implementar essa filosofia em nossa rede, adaptando à nossa realidade e aos nossos alunos”, afirmou.
O prefeito Diogo Ceschim reforçou o compromisso da gestão com a inovação: “Investir na formação de nossas equipes e buscar referências de sucesso é essencial para garantir uma educação pública cada vez mais qualificada. Queremos transformar a vida dos nossos estudantes e oferecer oportunidades reais para o futuro”. A expectativa é que a experiência em Maracaju sirva de base para a elaboração de um plano de implantação que considere as especificidades do município de Pompeia, visando construir uma educação pública de qualidade, transformadora e alinhada aos desafios do presente e do futuro.





