Após um período de frio intenso em várias regiões do Brasil, uma nova onda de calor, conhecida como “veranico”, deve se instalar a partir desta terça-feira (19). O fenômeno vai trazer temperaturas acima da média para o Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul, além de um ar mais seco.
De acordo com meteorologistas da Climatempo, o calor tende a se intensificar até o dia 25 de agosto. Em cidades do Centro-Oeste, como Cuiabá, as máximas podem chegar aos 40 °C. Já em capitais como São Paulo e Belo Horizonte, os termômetros devem superar os 30 °C.
Em Marília, a previsão também aponta para dias mais quentes. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem ficar entre 16 °C e 32 °C ao longo da semana, acompanhadas de baixa umidade do ar, o que aumenta a necessidade de cuidados com a saúde.
Os chamados veranicos são caracterizados por períodos de pelo menos quatro dias consecutivos de calor durante o inverno ou outono, com temperaturas de 3 °C a 5 °C acima da média e tempo seco. Apesar de se assemelhar a ondas de calor, o fenômeno é mais curto e comum nesta época do ano.
Especialistas alertam para a importância da hidratação, uso de protetor solar e atenção especial a crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, que podem sofrer mais com a baixa umidade.