Marília, 27 de junho de 2025 – Marília amanheceu de luto nesta sexta-feira, 27 de junho de 2025, com a triste notícia do falecimento do ex-vereador e ex-presidente do Legislativo municipal, Aldo Pedro Coneglian, aos 96 anos. Nascido em Marília em 15 de abril de 1929, Dr. Aldo, como era conhecido, deixou uma marca indelével na história política e social da região.
Formado em Direito pela Fundação “Eurípedes Soares da Rocha” (Univem), Coneglian teve uma atuação profissional diversificada, exercendo as profissões de farmacêutico e agricultor, além de se dedicar à liderança em associações de classe e diretórios políticos. Sua jornada na vida pública teve início na cidade de Quintana, onde foi eleito vereador e ocupou todos os cargos da Mesa Diretora na legislatura de 1956 a 1963.
Em Marília, sua contribuição para o poder Legislativo foi notável. Exerceu mandatos de 1977 a 1982, de 1983 a 1988 e, novamente, de 2001 a 2004. Sua presença foi marcante nas legislaturas, sendo eleito para todos os cargos da Mesa Diretora e assumindo a presidência da Câmara no biênio 1983-1984. Dr. Aldo também foi o idealizador da Comissão de Registros Históricos da Câmara e de Marília, criada por meio do Ato da Mesa nº 24 de 9 de dezembro de 1983. Recentemente, no início de junho, foi um dos grandes homenageados na “Noite dos Pioneiros”, um reconhecimento à sua visão e dedicação.
Aldo Pedro Coneglian era casado com Liomar Zanelatto Coneglian e deixa seis filhos: Ana Lúcia Conelian Gentili, Aldo Pedro Conelian Júnior, Lidiomar Conelian de Oliveira, Paulo César Conelian e Valéria Aparecida Conelian Fabron. Ele era tio do atual vereador Chico do Açougue, que exerce mandato na Câmara de Marília.
A Câmara Municipal de Marília e seu presidente, Danilo da Saúde, emitiram nota lamentando profundamente a perda. “Marília perde um grande homem, rara referência política, cidadão de bem que contribuiu imensamente com nossa cidade. Tivemos a oportunidade de homenageá-lo recentemente na ‘Noite dos Pioneiros’, através da Comissão de Registros Históricos que ele mesmo criou em 1983, quando foi vereador. Ficam o legado e o exemplo de trabalho e dedicação ao próximo. Lamento profundamente sua partida e me solidarizo com familiares nesse momento de dor e saudade”, expressou Danilo da Saúde.
Em nota, o sobrinho e vereador Chico do Açougue destacou a trajetória de serviço público exemplar do tio e seu inabalável compromisso com a comunidade e o desenvolvimento social e cultural das cidades em que atuou.





