Atenção moradores de Marília: possível falta de água em boa parte da cidade

Siga o Paulista também nas redes sociais!

Nesta quinta-feira, 16 de janeiro, a RIC Ambiental emitiu uma nota alertando a população sobre possíveis falhas no abastecimento de água em diversos bairros de Marília devido a desafios na rede de abastecimento.

Bairros afetados pelo rompimento da adutora

Na manhã de hoje, uma adutora que conecta o poço profundo PG-05 Cascata ao Reservatório R-6 Fragata sofreu um rompimento. Equipes de manutenção já estão atuando no reparo, mas o abastecimento poderá ser prejudicado nos seguintes bairros:

  • Cascata
  • Fragata
  • Jardim Tropical
  • Jardim Vista Alegre
  • Maria Isabel e adjacências

Além disso, o Reservatório R-6, responsável pelo abastecimento de outros bairros, poderá impactar o fornecimento de água em:

  • Jardim Itaipu
  • Jardim Guarujá
  • Jóquei Clube
  • Parque das Esmeraldas e arredores

Reservatório R-8 em níveis críticos

Outro ponto de atenção é o Reservatório R-8, que abastece os bairros:

  • Santa Antonieta
  • Altos do Palmital e arredores

Devido a dificuldades técnicas na captação de água do Sistema Peixe e ao alto consumo dos últimos dias, o nível do reservatório está crítico, o que pode gerar falhas na distribuição.

Ações em andamento

Ainda de acordo com a nota, a RIC Ambiental diz que está trabalhando para normalizar o abastecimento o mais rápido possível, com equipes técnicas mobilizadas para executar reparos e manobras operacionais. Além disso, eles também relatam que projetistas especializados foram contratados para desenvolver planos de contingência e modernizar o sistema de abastecimento, que sofreu deterioração ao longo dos anos.

Veja nota na íntegra:

“A RIC Ambiental informa que o abastecimento em alguns bairros de Marília pode sofrer falhas nos próximos dias. Na manhã desta quinta-feira 16/01/2025, houve um rompimento na adutora que liga o poço profundo PG-05 Cascata ao Reservatório R-6 Fragata. As equipes de manutenção da concessionária já estão atuando, mas esse problema pode afetar os bairros Cascata, Fragata, Jardim Tropical, Jardim Vista Alegre, Maria Isabel e adjacências. Como o Reservatório R-6 é responsável pelo abastecimento do Jardim Itaipu, Jardim Guarujá, Jóquei Clube, Parque das Esmeraldas e arredores, a necessária paralisação para o reparo da adutora pode afetar a distribuição de água também nesses bairros.

Outro ponto de atenção é o Reservatório R-8, que abastece os bairros Santa Antonieta, Altos do Palmital e arredores. Devido a dificuldades técnicas na captação de água do Sistema Peixe, somadas ao alto consumo registrado nos últimos dias, o R-8 atualmente está com níveis críticos, podendo afetar a distribuição de água nessas áreas. As equipes técnicas da RIC Ambiental estão mobilizadas dia e noite para realizar as manobras necessárias para normalizar o abastecimento o mais rápido possível. Os serviços na operação são constantes e, com isso, a expectativa é que a demanda de abastecimento seja atendida de forma adequada.

Para enfrentar os desafios atuais e promover as melhorias planejadas, a RIC Ambiental contratou projetistas especializados que já estão trabalhando nos planos de contingência para emergências e urgências no sistema de abastecimento. Desde que assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a concessionária diagnosticou significativa deterioração em inúmeras instalações, tubulações e unidades operacionais, problema histórico que será gradativamente solucionado nos próximos meses como parte do plano de metas constante da Proposta Técnica aprovada no processo licitatório.

Publicidade

Mais
notícias