Testes em laboratório revelam que o novo coronavírus encontrado em morcegos pode ter a mesma capacidade de transmissão entre humanos que a Sars-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19. A descoberta ocorre pouco antes do quinto aniversário da pandemia no Brasil e foi detalhada em estudo publicado na revista Nature, realizado em parceria entre o Instituto de Virologia de Wuhan e o Laboratório de Guangzhou.
O que é o novo coronavírus com ‘potencial pandêmico’?
Nomeado HKU5-CoV-2, este novo coronavírus pertence à família dos merbecovírus, já identificados em animais como visons e pangolins – o último, possivelmente, o intermediário que transmitiu a Covid-19 de morcegos para seres humanos.
Pesquisadores informam que tanto o HKU5-CoV-2 quanto o Sars-CoV-2 têm a capacidade de se ligar à enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), essencial para infectar células humanas. Embora os testes em laboratório mostrem que a nova cepa consegue infectar células humanas, ainda não foram registrados casos de contaminação em humanos.
O estudo foi conduzido pela virologista Shi Zhengli, uma das principais especialistas em coronavírus em morcegos, que trabalhou no Instituto de Virologia de Wuhan durante a pandemia. Os pesquisadores observaram que o vírus conseguiu infectar tecidos pulmonares e intestinais cultivados em laboratório a partir de células humanas.
No entanto, os especialistas alertam que ainda são necessários mais estudos para avaliar os riscos de disseminação do vírus para seres humanos.